terça-feira, 16 de outubro de 2007

Nitretação

Neste processo, o endurecimento superficial é obtido pela ação do Nitrogênio, quando o aço é aquecido numa determinada temperatura, sob ação de um ambiente nitrogenoso.
O processo permite além de alta dureza superficial e elevada resistência ao desgaste, melhorar a resistência a fadiga, a corrosão e ao calor.
Normalmente, entretanto, antes da nitretação as peças sofrem um tratamento de têmpera e revenido, esta última operação é realizada a 600° C e 700°C de modo a produzir uma estrutura mole que permite usinagem das peças até tolerância desejad, visto que após a nitretação qualquer correção dimensional só é feita mediante a retificação.
Nitretação líquida ou banho de sal:
O meio nitretante é uma mistura de sais de sódio e potássio como NaCN, em predominância Na2CO3 e NaCNO ou KCV em predominância K2CO3 e KCl.
A faixa de temperaturas varia de 500°C a 560°C e o tempo é muito mais curto que na nitretação á gás raramente ultrapassando duas horas.
As camadas nitretadas são geralmente menos espessas que na nitretação a gás.
As propriedades obtidas são semelhantes as obtidas no outro processo de nitretação aparentemente apresentam melhores propriedades de fadiga. Finalmente enquanto na nitretação a gás os aços devem possuir certos elementos de liga como alumínio e cromo, qualquer tipo de aço simplesmente ao carbono ou ligado pode ser nitretado por banho de sal.

Nenhum comentário: